Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
 
Problema da semana
Testes
Ciência na Hora
Ocupação científica nas férias
Astrónomo por um dia - canal UP
Com o projecto n&n’s (nanociências e nanotecnologias), a Ciência Viva pretende contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação que desenvolvem actividade nesta área.

O desafio consiste no convite aos alunos para a criação de um conto de ficção científica no qual sejam abordados desenvolvimentos científicos na área das nanotecnologias, dando especial atenção às suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.

Público Alvo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Regras de participação: O texto do conto terá de ter uma extensão entre 3000 e 10000 caracteres (com espaços). Poderá ainda ser elaborado individualmente ou em grupo.

A submissão do conto será feita electronicamente no site do projecto.

Calendário
Novembro de 2009 – Inscrição dos alunos
Até 31 de Março de 2010 – Submissão dos contos
Maio de 2010 – Divulgação dos resultados


Selecção dos melhores trabalhos: Um júri constituído por cientistas, escritores e jornalistas seleccionará os melhores trabalhos. Os critérios terão em conta o rigor do conteúdo científico, a criatividade e a qualidade literária dos textos.

Apresentação de resultados: Os melhores trabalhos serão publicados na página web da Ciência Viva e apresentados publicamente no Pavilhão do Conhecimento, numa sessão transmitida pela Ciência Viva TV. Os autores dos três melhores trabalhos serão convidados a participar em estágios da Ocupação Científica nas Férias em instituições de áreas científicas de acordo com os seus interesses.



ALUNOS INSCRITOS

Íris Zarro Gaudêncio
João Delgado Bem
João Tiago Vieira Brites
Julio Alexandre Laborinho Engenheiro
Mariana Custódio Matias
Mariana Delgado Lopes
Neusa Sofia Barbosa da Silva
Rita da Florência Santos
Rui Pedro Dias Ruivo
Tiago Morais Estrelinha Conde Taveira
Vera Lúcia Fidalgo Cordeiro



GRUPO 1


Vera Lúcia Fidalgo Cordeiro
Íris Zarro Gaudêncio
Neusa Sofia Barbosa da Silva



GRUPO 2


João Delgado Bem
Mariana Custódio Matias
Mariana Delgado Lopes



GRUPO 3


João Tiago Vieira Brites



GRUPO 4


Julio Alexandre Laborinho Engenheiro
Tiago Morais Estrelinha Conde Taveira
Rui Pedro Dias Ruivo
Rita da Florência Santos



PROFESSORES DE APOIO


Ana Rita Maltez - física
António Midões - economia
José Carepa - filosofia
Maria Antónia Couto - psicologia
Maria José Santiago - portugês
Susana Andrade - biologia


Paralelamente, são também apresentados outros dois concursos que abordam a temática das Nanociências e Nanotecnologias no âmbito do projecto europeu Time For Nano .



O concurso de vídeos TIME for NANO pretende estimular a curiosidade e o interesse dos jovens europeus pelos potenciais benefícios e riscos associados à investigação, engenharia e tecnologia à nano-escala, em particular, no que diz respeito à suas implicações no nosso quotidiano. Este concurso é organizado no âmbito do projecto europeu TIME for NANO, do qual resultou também a produção de um nanokit com actividades práticas sobre nanotecnologias e a organização de eventos sobre este tema, designados nanodias, nos centros de ciência participantes.

Regulamento do concurso

1. Tema

O tema do concurso TIME for NANO são as nanotecnologias e as suas aplicações. Os participantes são convidados a aprofundar os seus conhecimentos sobre os conceitos básicos das nanociências e nanotecnologias e reflectir sobre as questões apresentadas no site www.timefornano.eu. Os vídeos submetidos devem abordar os seguintes temas principais (nano-dilemas):

* Saúde
* Desigualdade
* Alimentação
* Aperfeiçoamento humano
* Ambiente


2. Quem pode concorrer?

O concurso está aberto a jovens entre os 14 e os 20 anos de idade, que residam na Europa, incluindo Turquia. Os jovens podem participar individualmente ou organizados em grupos. Aqueles que decidam participar em grupos devem nomear um representante para futuros contactos. Os participantes ou grupos de jovens com idade inferior a 18 anos devem designar um adulto (professor ou encarregado de educação) como elemento de contacto.

Para mais informação contacta a Professora Ana Rita Maltez
O corpo celeste mais antigo.
Um grupo internacional de astrofísicos detectou um corpo celeste que é o mais distante e antigo registado até agora, e confirmou que as estrelas já existiam quando o universo tinha apenas 600 milhões de anos.

ler mais
Água na Lua.
Várias partículas de água estão presentes na superfície da Lua, de acordo com uma investigação revelada pela revista Science, e que contesta as anteriores conclusões da ciência, segundo as quais o solo lunar estaria seco com possível excepção para o gelo nos pólos.

ler mais
Astrofísica
Física Atómica
Física das Partículas
Física de Altas Energias
Física do Estado Sólido
Física Nuclear
Mecânica
Nanociência
Ser Professor
Porquê Estudar Física?
Software
Publicações